HISTÓRIA DA MVE ABERDEEN ANGUS REPRODUTORES

        A MVE Aberdeen Angus surgiu como um projecto no sentido de promover a melhoria a nível de maneio, bovinos mansos e sem cornos e produtividade por serem bovinos com excelente crescimento em pastágem e engorda e animais sempre associados a facilidade de partos.

            Neste sentido, iniciou-se com a aquisição de um núcleo de 21 novilhas (19 pretas e 3 vermelhas) e 2 touros importados da Dinamarca, no ano de 2012, com genética maioritariamente de origem canadiense e americana.

            Em Novembro de 2017 recebemos mais um núcleo de 21 novilhas (20 vermelhas e 1 preta) oriundas da República Checa mantendo-se a genética maioritariamente de origem canadiense e americana.

            No intuito de manter e evoluir as características dos nossos animais no que de melhor há da raça no mundo, às fêmeas é efectuado um programa de controlo reprodutivo e inseminação artificial a tempo fixo, onde se utiliza o sémen dos melhores touros mundiais, essencialmente Americanos, Canadianos e Australianos.

           O que se procura nos nossos animais são parâmetros essências para a produção de bovinos de carne em semi-extensivo no Alentejo, nunca saindo da facilidade de partos, focamo-nos na produtividade tendo em conta o peso aos 7 meses, ano e adulto, na rusticidade, mansidão e produção de leite, mantendo as restantes características da raça nos padrões que lhe são reconhecidos.

 

 

URGÊNCIAS 24 HORAS POR DIA TODO O ANO