A LEISHMANIOSE E A DIROFILARIOSE

18-11-2009 17:16


Sendo nosso compromisso mantê-lo informado sobre as doenças que podem afectar o seu animal de companhia, hoje pretendemos recordá-lo de duas doenças que aparecem frequentemente na zona em que vive: A Leishmaniose e a Dirofilariose.
 

A Leishmaniose é uma doença parasitária, transmitida por um mosquito, que atinge os cães provocando lesões cutâneas, emagrecimento, hemorragias e crescimento exagerado das unhas, entre outros sintomas. Reveste-se de elevada importância não só pela sua elevada ocorrência em Portugal mas também por ser uma doença zoonótica, ou seja, uma doença que pode ocorrer também no Homem.

A Dirofilariose, também conhecida como Doença do "Verme do Coração", é uma doença parasitária grave que afecta tanto os cães como os gatos, sendo causada por um nemátodo, que através da picada de um mosquito (infectado com microfilárias), penetra na pele e acaba por se fixar no coração.

Na área em que habita existe um número elevado de animais afectados por estas doenças, devido ao clima que favorece a presença de mosquitos transmissores.
Para evitar a ocorrência de ambas as doenças torna-se importante utilizar um antiparasitário eficaz contra os mosquitos transmissores.



Se o desejar, teremos todo o gosto em dar a informação com mais detalhe sobre as patologias aqui referidas bem como explicar os diversos planos de protecção adequados à sua mascote. 

Dra. Cláudia Cortes

Galeria de Fotos: A LEISHMANIOSE E A DIROFILARIOSE

URGÊNCIAS 24 HORAS POR DIA TODO O ANO