Cães podem memorizar e imitar ações de humanos

01-08-2013 11:12

Os cães são capazes de aprender, memorizar e imitar as ações dos humanos. A conclusão é de um estudo publicado pela revista Animal Cognition, da responsabilidade de Claudia Fugazza e Adam Miklosi, da Univesidade Eötvös Loránd da Hungria.

O estudo defende que os cães domésticos são particularmente recetivos aos gestos e comunicação humana. Estes animais aprendem porque observam atentamente os humanos e recebem facilmente a influência humana em situações de aprendizagem. A convivência com grupos sociais humanos pode ter favorecido a capacidade dos cães aprenderem a partir das ações dos humanos.

No estudo, donos de oito cães adultos treinaram-nos com um método desenvolvido por Fugazza e depois fizeram-nos esperar intervalos de 5 a 30 segundos antes de lhes pedirem para os imitarem, como por exemplo caminhar à volta de um balde. Os investigadores perceberam que os cães eram capazes de imitar as ações humanas após cerca de 40 segundos a 10 minutos, período de tempo em que distraíam os animais com outras atividades.

Os testes demonstraram que os cães são capazes de reproduzir ações que lhes são familiares e ações novas após períodos de espera diferentes. No caso das ações familiares conseguem fazê-lo após 10 minutos, enquanto no caso das ações que lhes são novas conseguem reproduzir até cerca de um minuto depois da demonstração.

 

URGÊNCIAS 24 HORAS POR DIA TODO O ANO