Com a aproximação do tempo quente inicia-se uma das fases da renovação da pelagem que é acompanhada de uma grande queda de pêlo.

12-05-2010 15:24

 

    A pelagem dos nossos animais reflecte o seu estado de saúde geral e o nível nutricional de que beneficiam, embora alguns animais saudáveis e correctamente alimentados possam apresentar uma pelagem mal cuidada. Para evitar essa situação deve estabelecer-se uma rotina de cuidados de forma a manter o animal com um excelente aspecto.

    Entre os cuidados a serem implementados devem-se encontrar: uma boa alimentação, equilibrada e nutricionalmente apropriada para a faixa etária do animal; a escovagem; o banho e administração de suplementos nutracêuticos que ajudam à renovação do pêlo.

    A alimentação deve fornecer proteínas de boa qualidade e conter um equilíbrio ideal de ácidos gordos, condição necessária para o desenvolvimento de uma pelagem brilhante e saudável.

    A escovagem é um acto essencial na manutenção da saúde do pêlo, mantém a pelagem livre de nós e de pêlo morto permitindo uma termorregulação mais eficiente, evitando irritações e infecções bacterianas. O ideal é escovar diariamente, não sendo possível, uma a duas vezes por semana pode ser suficiente.

A camada superficial da pele contém produtos de excreção das células e das glândulas sebáceas, para além de bactérias, pólen e sujidades.

    O banho é essencial para uma boa saúde da pele e do pêlo, pois minimiza a acumulação destas substâncias, evitando o desenvolvimento de doenças cutâneas. O intervalo entre banhos não deve ser inferior a um mês, sendo obrigatória a utilização champôs específicos para a espécie, estando totalmente contra-indicado o uso de produtos formulados para os humanos.

    Apesar de todos estes cuidados, alguns animais de companhia apresentam, mesmo assim, uma queda de pêlo exagerada, sendo a maior causa desta a carência nutricional de vários elementos importantes como os ácidos gordos essenciais (Omega-3), vitamina A, vitamina E, vitamina C, zinco e enxofre. Nestes casos, é necessário efectuar um suplemento nutracêutico para ajudar a ter uma pele saudável, um pêlo brilhante e reforçar a capacidade de resistência das defesas cutâneas.

    A altura da mudança do pêlo é uma fase de alto risco para o desenvolvimento de doenças cutâneas, pois as defesas naturais da pele encontram-se diminuídas. Com o aumento da temperatura ambiente aumenta o risco de aparecimento dos parasitas externos como pulgas, carraças e ácaros responsáveis por diversos tipos de sarnas. Estes parasitas externos não só podem provocar alterações a nível da pele e do pêlo, bem como causar doenças no organismo para além do risco de transmissão de doenças aos humanos.

    Por esta razão, recordamos-lhe que é fundamental estar prevenido e proteger os seus animais em todas as épocas do ano, especialmente nas que a pressão parasitária é maior (Primavera e Verão). Hoje em dia contamos com produtos fáceis de aplicar e de elevada eficácia, com características repelentes além da eliminação, e que podem ajudar a prevenir outras patologias.

    Os ouvidos também devem ser examinados cuidadosamente tendo de se ter especial atenção aos sinais de inflamação, maus odores e pús. Está indicada a limpeza dos ouvidos de forma regular (uma vez por semana), especialmente em raças de orelhas caídas (Cocker, Setter, Basset,…) ou em cães com muitos pêlos no ouvido. A limpeza deve ser efectuada com produtos específicos  e papel, sendo de evitar o uso de toalhitas para bebé, algodão ou cotonetes.

    Se há odor persistente, caspa, perdas de pêlo localizadas ou comichão então deverá procurar o apoio da nossa equipa pois esses sinais e sintomas podem ser reflexo de uma doença dermatológica ou mesmo de doenças sistémicas.

    Se desejar mais informação, sobre os cuidados a ter com a pele e o pêlo do seu companheiro, quer sobre os produtos e cuidados a ter para evitar uma queda exagerada de pêlo ou sobre os antiparasitários mais adequados e eficazes, faça-nos uma visita. Como sempre estamos ao seu dispor.

 

 

Dr. António José Cortes

URGÊNCIAS 24 HORAS POR DIA TODO O ANO