Cresce incidência de doenças crónicas nos animais de estimação

09-05-2012 17:12

A prevalência de doenças crónicas em animais de companhia tem crescido nos últimos anos. O aumento da longevidade dos animais de estimação deve-se, em grande parte, à melhoria da assistência veterinária que recebem, segundo dados do Banfield Pet Hospital, empresa norte-americana.

De acordo com um estudo, o número de cães com excesso de peso cresceu 37% desde 2007, enquanto nos gatos aumentou 90%, avança o portal Argos Veterinária. Já em relação à prevalência da artrite, a segunda doença crónica que mais se espalhou aumentou 38% nos cães e 67% nos gatos nos últimos cinco anos.

Os dados relativos aos donos dos animais também são preocupantes, visto que apenas 36% dos donos de cães e 28% dos gatos dizem que levam o seu animal ao veterinário para controlar estes problemas.

Todas as doenças crónicas estudadas estão relacionadas, com 40% dos cães com artrite a terem excesso de peso (37% nos gatos). O mesmo acontece quando se combina a pressão arterial com o sobrepeso e diabetes (42% dos cães e 40% dos gatos).

 

FONTE: Veterinária Actual

URGÊNCIAS 24 HORAS POR DIA TODO O ANO